Rotina para os pequenos

A rotina é fundamental para crianças de 0 a 6 anos.  É através dela que as crianças vão conhecendo o mundo e criando segurança em relação a ele.
Estabelece questões  práticas do dia a dia e fortalece o emocional dos pequenos, diminuindo a ansiedade, pois mesmo inconscientemente a criança sabe o que esperar do dia.
Auxilia no desenvolvimento infantil, criando condições para que aprendam melhor, visto que aprendem, também por meio da repetição. A rotina será o primeiro passo para a educação das crianças.
É  através dela que começamos a introduzir regras, hábitos e limites. Pontos fundamentais para introdução dos valores.

Essa tranquilidade é fundamental na vida dos pequenos. Crianças com rotinas muito alteradas acabam desenvolvendo sintomas físicos e emocionais causados pela insegurança. Ex: falta de apetite, diarreia ou prisão de ventre, sono irregular, medo, choro e solicitam mais os pais.

Construímos a rotina de uma criança através de quatro momentos: alimentação, sono, higiene e brincadeira.

É muito importante a regularidade de horários e lugares. Com relação ao banho e a troca de fraldas não devem ser rígidos, pois precisam respeitar a necessidade do momento.
Em todos esses momentos a conversa é fundamental, tendo em vista a quantidade de possibilidades em cada um (objetos, cheiros, sabores, texturas...).
Podemos trabalhar os alimentos e seus sabores e cores. No sono podemos contar história e cantar uma canção. No banho, vamos chamar a atenção para a água e sua temperatura. Através desses elementos a criança está conhecendo seu mundo e testando as possibilidades com muita segurança.

É claro que vivemos uma vida movimentada e nem sempre o nosso dia-a-dia é igual. Existem vários motivos que poderão alterar a rotina da criança, e nem por isso os pais precisam ficar preocupados, pois o importante é manter a rotina na maior parte do tempo.